sábado, 2 de outubro de 2010

TEXTO VENCEDOR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

                                  Gênero: Memórias        
    
                                    Minhas memórias

               Lembro-me bem, eu e meus irmãos ao anoitecer íamos brincar, enquanto meus avós, tios e padrinhos na varanda conversavam.
               Eu e meu pai acordávamos às 4h da manhã e no leve aroma do café pela minha mãe feito, nos espertávamos.
               Saíamos cada um com sua enxada e vendo o Sol raiar, pensamentos fluíam: estudos, amores, enfim tudo; a cada toco de árvore arrancado, pensava nas minhas raízes, se iriam crescer e formar uma grande árvore.
               Os tempos foram passando e vi que não podia trabalhar na roça, teria que estudar, me formar, ter uma profissão digna.
                Pedi ao meu pai para estudar, ele não deixou e com o coração partido, fui embora. As últimas palavras dialogadas por mim e por ele foi um confronto encerrado por um adeus. Não era fácil deixar para trás minha terra, minha gente. E um pedaço de mim.
                Um abraço na minha mãe, que lá deixei, mas sempre estará em meu coração. O que me abateu foi vê-la num choro calado, mas muito triste.
                Com recursos, fui estudar em Monte Horebe, fiquei hospedado na casa de um amigo a quem até hoje sou grato.
                Formei-me em João Pessoa-PB, lá me casei e tive três filhos, mas depois de muito tempo, me separei, encontrei uma nova pessoa na minha vida, Edna Marcília, com quem tive minha filha caçula, Ana Rosa.
                Sinto-me formado, não apenas nos estudos, mas também nas experiências adquiridas, não me arrependo de nada, sempre fui feliz, mesmo nos momentos difíceis.
                Orgulho-me de ser quem eu sou, Pedro Gomes Filho.

Texto da aluna Ana Rosa, 8º Ano A, da Escola Municipal Prof.ª Fildani Souto Gouveia (São Mamede-PB). Vencedora na seleção escolar e municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa
               BEIJOS DA TIA REJANE CUNEGUNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário