domingo, 31 de outubro de 2010

1ª Parte do Projeto de Leitura - Escola Maria Celeste em Catingueira-PB

PARTE I


EMEF Maria Celeste Pires Leite
Disciplina: Língua Portuguesa
Educadora: Rejane Cunegundes
Coordenadora: Tarciana Carvalho
Diretora: Francisleida Félix
Secretária de Educação: Rita de Cássia Félix
Anos: 8º A e B/ 9º A e B
Turno: Tarde
.

  Viajar pela leitura

                                                Viajar pela leitura
                                                sem rumo, sem intenção.
                                                Só para viver a aventura
                                                que é ter um livro nas mãos.
                                                É uma pena que só saiba disso
                                                quem gosta de ler.
                                                Experimente!
                                               Assim sem compromisso,
                                               você vai me entender.
                                               Mergulhe de cabeça
                                               na imaginação!
                                               Clarice Pacheco



 PROJETO
LEITURA NA ESCOLA: uma relação prazerosa

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho objetiva transformar a necessidade de leitura dos textos literários em prazer, despertando e envolvendo o aluno ao mundo da fantasia e saberes revelados através da leitura de um bom livro, a fim de facilitar no ensino da leitura oral e produção escrita.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a observação da leitura e escrita dos alunos durante as aulas, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando, assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos bem como na dificuldade de pronúncia e escrita.
Partindo então dessa análise, a professora da disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do 8º ano A e B/ 9º A e B, propôs a realização do “Projeto Leitura na Escola / 2010”.

OBJETIVOS                                                

- Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia.
- Formar leitores críticos e reflexivos.
- Auxiliar no desenvolvimento da escrita.

DESENVOLVIMENTO
1º Passo:
• Apresentação da importância do projeto para os alunos;
• Escolha dos gêneros e livros a serem trabalhados de livros;
• Otimização das atividades a serem realizadas.

2º Passo:
- Apresentação do autor e obra;
- Leitura das obras.
- Elaboração de frase sobre leitura pelos alunos para escolha e impressão em faixa.

3º Passo:
• Promover as comemorações em relação ao Dia Nacional do Livro.

CRONOGRAMA

Mês de setembro e outubro de 2010 – Ensaios, produção de paródias, slides, cartazes, livro gigante, árvore de livros, cenários, danças (8º A, B/ 9º A e B).
Mês de outubro: dia 27 – Homenagem ao Dia Nacional do Livro.

PESSOAL ENVOLVIDO

O projeto terá o envolvimento de boa parte dos integrantes da Unidade Escolar, alunos, professores, funcionários, direção, Pedagoga e comunidade.

AVALIAÇÃO

Será avaliado o desempenho do aluno envolvido nas atividades, visando à interação leitor/obra.
REFERÊNCIAS

BARRETO, Vera. Confabulando. São Paulo: Vereda, 1999.
BRASIL. REVISTA CIÊNCIAS HOJE PARA CRIANÇA, nº 27 (contracapa).
BRASIL. REVISTA NOVA ESCOLA, nº 68, Rio de Janeiro, 1986.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática, 5ª edição, São Paulo: Ática, 1991.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras, Vol. I, Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Produtoras de Textos, Vol. II, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Linguagem e Pensamento da Criança, São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PORTILHO, Eponina. Vamos Ler e Escrever Bem, Rio de Janeiro: Conquista, 1996.
RIO, Maria José Del. Psicopedagogia da Língua Oral: um enfoque comunicativo,
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz. Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita, São Paulo: Trajetória Cultural / UNICAMP, 1989.

SITES CONSULTADOS:
http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebijornal_%
20na_escola.pdf


LIVROS TRABALHADOS: Maria Roupa de Palha – Lourdes Ramalho

                                                 Pretinha de Neve e os Sete Gigantes – Rubem Filho

                                                 As velhas – Lourdes Ramalho

Frases sobre a leitura que se destacaram

A leitura nos faz amar, sorrir e até chorar.”(Valdeny – 8º A)

A leitura é uma janela entre o mundo interior e o exterior.” (Renata Gomes – 8º B)

A leitura é envolvente de tal forma que nos capacita a ver coisas inimagináveis.” (Allyson – 9º B)

A leitura profunda é a pausa do que está ao seu redor.” (Robson – 9º B)

FOTOS DAS ATIVIDADES LÚDICAS


























FOTOS DO PROJETO DE LEITURA EM SÃO MAMEDE-PB

EMEFM Prof.ª Fildani Souto Gouveia
Disciplina: Língua Portuguesa
Educadora: Rejane Cunegundes
Anos: 8º A e B
Turno: manhã
Coordenadora: Socorro Sales
Diretora: Fildani Souto Gouveia
Vice- Diretor: Givanildo Abrangente
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  Viajar pela leitura

                                                Viajar pela leitura
                                                sem rumo, sem intenção.
                                                Só para viver a aventura
                                                que é ter um livro nas mãos.
                                                É uma pena que só saiba disso
                                                quem gosta de ler.
                                                Experimente!
                                               Assim sem compromisso,
                                               você vai me entender.
                                               Mergulhe de cabeça
                                               na imaginação!
                                               Clarice Pacheco










                                           São Mamede-PB
                                                    2010



 PROJETO
LEITURA NA ESCOLA: uma relação prazerosa

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho objetiva transformar a necessidade de leitura dos textos literários em prazer, despertando e envolvendo o aluno ao mundo da fantasia e saberes revelados através da leitura de um bom livro, a fim de facilitar no ensino da leitura oral e produção escrita.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a observação da leitura e escrita dos alunos durante as aulas, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando, assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos bem como na dificuldade de pronúncia e escrita.
Partindo então dessa análise, a professora da disciplina de Língua Portuguesa – Rejane Cunegundes – nas turmas do 8º ano A e B, propôs a realização do “Projeto Leitura na Escola: uma relação prazerosa / 2010”.

OBJETIVOS                                                

- Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia.
- Formar leitores críticos e reflexivos.
- Auxiliar no desenvolvimento da escrita.

DESENVOLVIMENTO
1º Passo:
• Apresentação da importância do projeto para os alunos;
• Escolha dos gêneros e livros a serem trabalhados de livros;
• Otimização das atividades a serem realizadas.

2º Passo:
- Apresentação do autor e obra;
- Leitura das obras.
- Divisão dos grupos.

3º Passo:
• Promover as comemorações em relação ao Dia Nacional do Livro.

CRONOGRAMA

Mês de setembro e outubro de 2010 – Ensaios, produção de paródias, slides, cartazes, produção de livros em tecido, cenários, danças (8º A, B).
Mês de outubro: dia 27 – Homenagem ao Dia Nacional do Livro.



PESSOAL ENVOLVIDO

O projeto terá o envolvimento de boa parte dos integrantes da Unidade Escolar, alunos, professores, funcionários, direção, Pedagoga e comunidade.

AVALIAÇÃO

Será avaliado o desempenho do aluno envolvido nas atividades, visando à interação leitor/obra.
REFERÊNCIAS

BARRETO, Vera. Confabulando. São Paulo: Vereda, 1999.
BRASIL. REVISTA CIÊNCIAS HOJE PARA CRIANÇA, nº 27 (contracapa).
BRASIL. REVISTA NOVA ESCOLA, nº 68, Rio de Janeiro, 1986.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática, 5ª edição, São Paulo: Ática, 1991.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras, Vol. I, Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Produtoras de Textos, Vol. II, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Linguagem e Pensamento da Criança, São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PORTILHO, Eponina. Vamos Ler e Escrever Bem, Rio de Janeiro: Conquista, 1996.
RIO, Maria José Del. Psicopedagogia da Língua Oral: um enfoque comunicativo,
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz. Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita, São Paulo: Trajetória Cultural / UNICAMP, 1989.

SITES CONSULTADOS:
http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebijornal_%
20na_escola.pdf


LIVRO TRABALHADO: A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga Nunes





















terça-feira, 26 de outubro de 2010

TEXTOS TÉCNICOS


           DICAS SOBRE TEXTOS TÉCNICOS

O ofício é um documento que pode ter diversos objetivos, dentre eles o de solicitar um serviço ou autorização para realização de eventos, situação em que geralmente deve ser encaminhado à Prefeitura Municipal.

Segue um modelo de ofício para prefeitura:


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                                                                                                        (localidade), (dia) de (mês) de (ano)

Ofício nº XXX/XXXX


À
Prefeitura Municipal de XXX

Ref.
Pedido de Autorização


A (nome da entidade), inscrita no CNPJ nº (informar), com sede à (endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar autorização para realização de (informar o evento) na (endereço onde ocorrerá o evento) em (data e horário do evento).

O evento se destina à (informar a que se refere o evento, qual seu objetivo, qual o público esperado e outras informações relevantes).

Certos do deferimento do pedido, aguardamos a autorização.


Atenciosamente,


(assinatura)
(nome)
(cargo na instituição)

--------------------------

O memorando interno é o meio de comunicação escrita adotado por empresas ou organizações de modo a transmitir e disseminar determinadas informações entre os membros da organização.

Segue um modelo de memorando interno:


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MEMORANDO INTERNO


Data (informar)
Para (todos os empregados, se for o caso)
De (qual departamento da diretoria)
REF. (a que se refere o memorando)


Como é de conhecimento de todos, o Bloco C encontra-se parcialmente danificado em razão de infiltrações provocadas pela últimas chuvas.

Neste sentido, o bloco será interditado e passará por manutenção entre os dias XX e XX, sendo que os ocupantes serão realocados neste período para os Blocos A e C.


Atenciosamente,


(assinatura)
(nome)
(cargo)

------------------------
O requerimento de inscrição é a solicitação formal e escrita para determinado cadastramento. A formalidade do ato traz garantias à quem estiver se inscrevendo, pois é possível comprovar sua realização documentalmente.

Segue um modelo de requerimento de inscrição para estágio:


---------------------


À
(nome da entidade)
(departamento)


 Requerimento de Inscrição em Estágio Curricular


(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer sua inscrição no Estágio Curricular Supervisionado, no segundo semestre do ano de (informar), tendo como opção a área de (informar).


Termos em que,

Pede deferimento.


(localidade), (dia) de (mês) de (ano).


(assinatura)
(nome)

---------------------

A carta circular, ou ofício circular, é o escrito por meio do qual são transmitidas informações internamente em uma organização pública ou privada. Muito comum para disseminar mensagens entre empregados de uma empresa.

Segue modelo de carta circular:


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(localidade), (dia) de (mês) de (ano)


(empresa)

Carta Circular nº (informar)


ASSUNTO: Obras no Estacionamento


Entre os dias X e Y o setor de estacionamento da empresa passará por obras de reforma estrutural, de modo a melhorar o serviço prestado aos funcionários. Durante este período o local estará interditado sendo liberado o uso do pátio dos fundos para guarda dos veículos.

Atenciosamente,


(nome)
(cargo)

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O relatório é um documento que tem a finalidade de apresentar resultados parciais ou finais de determinada tarefa ou atividade.

Utilizado especialmente no meio profissional ou acadêmico, o relatório deve ser informativo e ao mesmo tempo objetivo quanto ao assunto abordado.

Segue abaixo um modelo de relatório:


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Relatório de Gestão de Orçamento


Venho apresentar o relatório de prestação de constas da gestão referente ao período de (dia e mês) a (dia, mês e ano) a fim de que seja apreciado pelos senhores.

Constam do relatório todas as despesas efetuadas, assim como o planejamento para o próximo período.

1. Do orçamento para o período
....

2. Das obras de benfeitoria e manutenções realizadas
....

3. Dos serviços contratados
....

4. Dos eventos realizados
....

5. Das contas fixas mensais
....

6. Do saldo
....

7. Planejamento do próximo exercício
....


Por fim, solicito que se houverem divergências quanto às contas apresentadas, que haja manifestação formal por escrito.


(localidade), (dia) de (mês) de ano).


Nome e Assinatura
Cargo




A procuração particular é um documento que transfere poderes à outra pessoa para realização de determinados atos em seu nome, perante órgãos especificados ou não.

Segue um modelo de procuração particular:


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PROCURAÇÃO

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Poderes: Plenos poderes para representar o outorgante junto ao (especificar o órgão onde a procuração será utilizada, se for o caso), para prática de todos os atos necessários para (descreva a finalidade da procuração), cessando os poderes dessa procuração em (data em que a procuração perde a validade).


(localidade), (dia) de (mês) de (ano).


(nome do outorgante - assinar acima)

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O abaixo-assinado é um documento pelo qual uma diversidade de pessoas realiza uma solicitação, manifesta seu descontentamento com determinado ato ou externa seu apoio a algo ou alguém.

Segue um modelo de abaixo-assinado que pode ser adaptado às suas necessidades:


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ABAIXO-ASSINADO


Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito/Governador/Diretor/Etc do Município/Estado/Instituição/Etc.



Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na Rua/Cidade/Estado/Etc, solicitam de Vossa Excelência (descreva aqui a solicitação), a fim de (descreva aqui a razão do que foi solicitado).

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento em X folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos, em duas vias a serem protocoladas em seu Gabinete.

Nomeam
os o Sr. Fulano de Tal, telefone XX-XXXX-XXXX, como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(abaixo, listar todos as pessoas, com nome, documento e rubrica)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Homenagem ao Dia o professor


Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de “barriga cheia”.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um “Caxias”.
Precisa faltar, é “turista”.
Conversa com os outros professores,
Está “malhando” os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a “língua” do aluno.
Não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, “deu mole”.
É, o professor está sempre errado, mas, se
Você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Revista do professor de matemática 36, 1998.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa

Ana Rosa, aluna do 8º A, da Escola Municipal Prof.ª Fildani Souto Gouveia, cujo texto foi selecionado pela comissão escolar e municipal de São Mamede-PB. O gênero textual foi memórias e a aluna redigiu de forma brilhante, sendo, assim, a escolhida. PARABÉNS, ANA ROSA.

       

Vencedores do Projeto de Pesquisa, Leitura e Produção Textual

        O projeto de pesquisa, leitura e produção textual teve como tema Inclusão Social - os portadores de deficiência têm direito à acessibilidade e foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio da Escola Municipal Prof.ª Fildani Souto Gouveia, na cidade de São Mamede-PB.
        O projeto objetivou o incentivo à pesquisa, leitura e produção textual, bem como despertar e sensibilizar os alunos ao tema em questão.
        AGRADECIMENTOS à direção, coordenação, secretaria e funcionários da Escola cujo apoio tem sido imprescindível na realização de eventos educacionais diversos.
        Alunos participantes:






Alunos Vencedores do 2º Ano Médio - da direita para esquerda Duylio, Camila e Lorran:


              Alunos Vencedores do 3º Ano Médio - da esquerda para direita Breno, Nelsinho e Walisson:



            PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS - da esquerda para direita Socorro Sales, coordenadora e psicopedagoga; Prof.ª Rejane Cunegundes, Língua Portuguesa; Jeysa, secretaria e Edileuza Batista, secretaria.


                                                     PARABÉNS A TODOS


 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Júri Simulado

             Júri Simulado com base nas obras literárias do vestibular. Agradecimentos à direção da Escola Municipal Prof.ª Fildani Souto Gouveia, à coordenação, à secretaria de educação, aos funcionários em geral, cujo apoio foi determinante. Enfim, aos alunos do 2º e 3º Ano/Médio brilhantes aprendizes.
             Abaixo algumas das melhores fotos que registraram o evento.