PARTE I
EMEF Maria Celeste Pires Leite
Disciplina: Língua Portuguesa
Educadora: Rejane Cunegundes
Coordenadora: Tarciana Carvalho
Diretora: Francisleida Félix
Secretária de Educação: Rita de Cássia Félix
Anos: 8º A e B/ 9º A e B
Turno: Tarde
.
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
PROJETO
LEITURA NA ESCOLA: uma relação prazerosa
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho objetiva transformar a necessidade de leitura dos textos literários em prazer, despertando e envolvendo o aluno ao mundo da fantasia e saberes revelados através da leitura de um bom livro, a fim de facilitar no ensino da leitura oral e produção escrita.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a observação da leitura e escrita dos alunos durante as aulas, verificou-se a falta do hábito de leitura resultando, assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de gêneros textuais diversos bem como na dificuldade de pronúncia e escrita.
Partindo então dessa análise, a professora da disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do 8º ano A e B/ 9º A e B, propôs a realização do “Projeto Leitura na Escola / 2010” .
OBJETIVOS
- Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia.
- Formar leitores críticos e reflexivos.
- Auxiliar no desenvolvimento da escrita.
DESENVOLVIMENTO
1º Passo:
• Apresentação da importância do projeto para os alunos;
• Escolha dos gêneros e livros a serem trabalhados de livros;
• Otimização das atividades a serem realizadas.
2º Passo:
- Apresentação do autor e obra;
- Leitura das obras.
- Elaboração de frase sobre leitura pelos alunos para escolha e impressão em faixa.
3º Passo:
• Promover as comemorações em relação ao Dia Nacional do Livro.
CRONOGRAMA
Mês de setembro e outubro de 2010 – Ensaios, produção de paródias, slides, cartazes, livro gigante, árvore de livros, cenários, danças (8º A, B/ 9º A e B).
Mês de outubro: dia 27 – Homenagem ao Dia Nacional do Livro.
PESSOAL ENVOLVIDO
O projeto terá o envolvimento de boa parte dos integrantes da Unidade Escolar, alunos, professores, funcionários, direção, Pedagoga e comunidade.
AVALIAÇÃO
Será avaliado o desempenho do aluno envolvido nas atividades, visando à interação leitor/obra.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Vera. Confabulando. São Paulo: Vereda, 1999.
BRASIL. REVISTA CIÊNCIAS HOJE PARA CRIANÇA, nº 27 (contracapa).
BRASIL. REVISTA NOVA ESCOLA, nº 68, Rio de Janeiro, 1986.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática, 5ª edição, São Paulo: Ática, 1991.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras, Vol. I, Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Produtoras de Textos, Vol. II, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Linguagem e Pensamento da Criança, São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PORTILHO, Eponina. Vamos Ler e Escrever Bem, Rio de Janeiro: Conquista, 1996.
RIO, Maria José Del. Psicopedagogia da Língua Oral: um enfoque comunicativo,
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz. Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita, São Paulo: Trajetória Cultural / UNICAMP, 1989.
SITES CONSULTADOS:
http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebijornal_%
20na_escola.pdf
LIVROS TRABALHADOS: Maria Roupa de Palha – Lourdes Ramalho
Pretinha de Neve e os Sete Gigantes – Rubem Filho
As velhas – Lourdes Ramalho
Frases sobre a leitura que se destacaram
“A leitura nos faz amar, sorrir e até chorar.”(Valdeny – 8º A)
“A leitura é uma janela entre o mundo interior e o exterior.” (Renata Gomes – 8º B)
“A leitura é envolvente de tal forma que nos capacita a ver coisas inimagináveis.” (Allyson – 9º B)
“A leitura profunda é a pausa do que está ao seu redor.” (Robson – 9º B)
FOTOS DAS ATIVIDADES LÚDICAS