quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sinopse dos filmes "Senhora" e "O Pagador de Promessa"

SINOPSE DO FILME SENHORA

O filme Senhora é uma adaptação cinematográfica do livro Senhora, de José de Alencar, dirigido por Geraldo Vietri em 1976.

ELENCO:
Elaine Cristina (Aurélia), Paulo Figueiredo (Fernando), Chico Martins (Lemos), Flávio Galvão (Eduardo), Etty Fraser (Firmina), Yara Lins (D. Emília), Sadi Cabral, Ana Maria Dias, Elizabeth Hartman, Amilton Monteiro, Ruthinéa de Moraes, Aldo Cezar, Flaminio Fávero, Olivia Camargo, Leonor Navarro, Marilene de Carvalho.
Publicado originalmente em 1875, mais que uma história de amor, Senhora é uma crítica aos costumes de uma época em que a mulher valia pelo dote que podia oferecer no mercado matrimonial.
O romance conta a história de Aurélia, moça pobre e sofrida, sem esperanças de casar-se por não dispor de um dote. Vive um breve, mas intenso namoro com Fernando Seixas, rapaz vaidoso e endividado que, embora apaixonado por ela, abandona-a, seduzido pela oferta de um dote, comprometendo-se com outra moça. Após perder pai, mãe, irmão, Aurélia herda inesperadamente a fortuna do avô paterno, que nunca a reconhecera como neta. Torna-se, então, a mulher mais rica e cobiçada da corte. Poderia escolher qualquer marido, mas prefere casar-se com Fernando, desejando vingar-se dele...







Sinopse O PAGADOR DE PROMESSA

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.
Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa a uma mãe-de-santo do Candomblé: se seu burro se recuperar, promete dividir sua terra igualmente entre os mais pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.
O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de Candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na Catedral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário